segunda-feira, 8 de março de 2021

Uma pequena reflexão sobre o nosso estadual após o início da quarta rodada.



A quarta rodada do campeonato maranhense teve início na tarde desta segunda-feira com o empate sem gols entre São José e Iape. Porém, a rodada seria iniciada no domingo com o jogo entre  Moto Club e Bacabal, mas por falta de campo para jogar, o jogo acabou sendo adiado e sem previsão de data de sua realização. Por falta de condições estruturais, o estádio Correão não está recebendo jogos e o Bacabal estava mandando suas partidas no Pinheirão. Devido a sobrecarga de jogos no campo, argumento totalmente plausível, a partida não foi realizada dando preferência para jogos do Juventude Samas, time local. A própria partida que abriu a quarta rodada do estadual é um exemplo da falta de praças esportivas aptas para receber jogos. O São José está mandando seus jogos no Nhozinho Santos devido a problemas no estádio da cidade Balneária. 

A grande questão não é a falta de praças esportivas para os jogos e sim o problema de sua manutenção. Tanto Bacabal quanto São José tem locais onde poderiam mandar seus jogos, mas devido a problemas na estrutura desses locais acabam tendo que ir mandar seus jogos distantes de suas cidades. O fato tira um pouco do charme da competição, mesmo sem a presença de público e isso não é bom.

Atraso de início de jogo por falta de médico, adiamento de partida devido a problemas na iluminação de estádio, dois técnicos demitidos em pouco tempo e denúncia de possível manipulação de jogo, são alguns dos ocorridos em apenas três rodadas do estadual. Tem coisa que só acontece no campeonato maranhense. Até quando? 

Tudo isso acaba refletindo na qualidade do produto, no caso, o futebol maranhense. Isso não passa uma boa imagem, reforça o descrédito e enfraquece o nosso futebol. A culpa envolve todos os que fazem o futebol no estado. Não adianta responsabilizar apenas A ou B. Assim como a busca pela solução não cabe somente a um ou outro, cabe a todos. Se queremos realmente ter um futebol mais forte, temos que primeiro organizar a casa.