quarta-feira, 24 de março de 2021

Momento atual do futebol maranhense dificulta o nascimento de ídolos e referências no esporte

Foto: Everton Luiz

Atualmente você pode perguntar para qualquer torcedor de um time do estado quem é seu ídolo ou referência do clube do seu coração. Não sei se teremos respostas. Infelizmente o nosso futebol segue o seu problema crônico de falta de investimento, valorização, entre outras coisas que limitam o desenvolvimento do esporte no estado. Um dos problemas que acarretam essa situação vivida é justamente a falta de ídolos e referências recentes e atual do futebol maranhense. Anteriormente tivemos muitos ídolos formados e que atuaram no nosso futebol. Gojoba, Hamilton, Bacabal, Juca Baleia e mais recentemente Kleber Pereira, Jackson, Rodrigo Ramos e Ulisses. Sim, Ulisses foi ídolo e referência atuando com a camisa do Cordino e coloco entre todos esses nomes. Daqui a 20, 30, 40 anos ele ainda deverá ser lembrado por tudo o que fez no time de Barra do Corda (tema para uma outra postagem). Enfim, são inúmeros os ídolos que tivemos no passado. Porém, atualmente é bem difícil apontar algum jogador que esteja jogando no futebol maranhense e que é ídolo ou referência do clube  em que atua. E tudo isso é algo independente do momento totalmente atípico que estamos vivendo devido a pandemia. 

Um ídolo é formado principalmente pelo tempo que o jogador atua e o quanto ele é vitorioso em um clube. O principal obstáculo para a formação de ídolos em nosso futebol está no primeiro quesito, o tempo ou a falta dele. Tivemos sim vários potenciais ídolos de times do nosso estado recentemente, mas o tempo e a pouca força financeira para mantê-los foi o principal entrave para a formação de ídolo nos nosso times. Caio Dantas, ex-atacante do Sampaio Corrêa, talvez tenha sido um bom exemplo disso. O jogador tinha um grande potencial para se tornar uma referência, mas não ficou o tempo suficiente para que isso acontecesse. 

Além disso, temos ainda a própria falta de valorização dos jogadores do nosso estado. Se tentar a carreira no futebol é difícil no nosso país, no Maranhão isso é extremamente difícil. Os clubes não investem em formação de base, mas é totalmente justificável essa falta de investimento, infelizmente. Os times atualmente tem muita dificuldade de manter os seus elencos profissionais imagina manter uma base inteira. 

Enfim, a falta atual de ídolos e referências no nosso futebol também colabora como impedimento para o desenvolvimento do esporte. Isso resulta na falta de referências no esporte, raízes firmes, identificação entre outros aspectos vinculados ao fortalecimento do esporte no Maranhão.