quinta-feira, 11 de março de 2021

"O futebol maranhense pode ser mais forte"

Foto: reprodução Sportv

"O futebol maranhense precisa ser mais forte e pode ser mais forte". Essas foram as palavras do comentarista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, durante a transmissão do Sportv da partida entre Moto Club e Botafogo-RJ. As palavras do PVC foram ditas já praticamente no fim da partida quando o Rubro-Negro perdia pelo placar de 5 a 0 e sem demonstrar muita força durante o jogo. 

Faço minhas, as palavras do comentarista Paulo Vinícius Coelho! 

Alguns podem questionar até o motivo de destacar a fala do comentarista, mas a intenção é justamente despertar e discutir o tema levantado por PVC, essa é a ideia. O futebol maranhense tem um grande potencial que precisa apenas ser explorado, incentivado e principalmente valorizado. Todos essas características estão relacionadas à fala de PVC e o que pensamos sobre o nosso futebol. Na atual realidade, temos hoje um time na série B do campeonato brasileiro que poderia estar até na elite neste ano de 2021. Será que não podemos ter outro time nessa condição também? Acredito que sim! Além disso, temos avançado o nível técnico das nossas competições, times do interior do estado tem despontado no cenário do futebol maranhense entre outras coisas que minimamente tem avançado, mesmo que ainda de forma bem lenta. Porém, tudo isso ainda não parece ser suficiente para despertar o interesse por buscar fortalecer o futebol do estado.

Infelizmente, a desvalorização do nosso futebol acaba matando com a possibilidade de explorar e desenvolver nosso produto. Isso parte até mesmo daqueles responsáveis pelo nosso futebol. É nítido a forma como o futebol é feito no estado. A impressão é que se tornou uma mera burocracia e desistiram de buscar dias melhores para o futebol maranhense. Não vemos o esforço para melhorar as condições e ofertar um melhor produto. O problema do futebol no estado não está relacionado somente a falta de dinheiro, existem outros problemas que precisam melhorar para haver o investimento monetário.  Ninguém vai investir dinheiro em algo que não está minimamente organizado, que passe credibilidade, que seja interessante para se investir e principalmente, seja um bom produto. Enquanto não haver uma mudança de mentalidade, o futebol do nosso estado continuará da mesma forma.  

As derrotas de dois times grandes do nosso estado e principalmente da forma que aconteceram, precisam ser utilizadas como reflexão. O que aconteceu na quarta-feira (10) com o nosso futebol, não pode passar e ser esquecido. O sentimento de frustração, tristeza e decepção não podem ser apenas dos torcedores de Moto e  Sampaio Corrêa. A fala de PVC não está relacionada apenas ao time do Moto ontem, jogo no qual o comentarista estava trabalhando, foi direcionada ao futebol maranhense como um todo. 

O futebol do Maranhão já se mostrou ser muito forte. No passado, já tivemos jogos com estádios cheio de torcedores em competições do nosso estado. Grandes jogadores já foram formados e atuaram nos nossos gramados. Bimbinha, Kléber Pereira, Jackson entre outros que temos como exemplo. Ou seja, o nosso futebol já demonstrou que pode ser grande e um bom atrativo. 

Enfim, as palavras de PVC refletem o sentimento de muitos que desejam um futebol maranhense mais forte e competitivo, mas parece que aqueles que fazem o nosso futebol não estão entre esses muitos. 

Por fim, alguns dias fiz uma postagem com o título: Uma pequena reflexão sobre o nosso estadual após o início da quarta rodada - que falei  um pouco sobre isso e recomendo a leitura. 

Que venham dias melhores para o futebol do nosso estado! É apenas isso que queremos!