terça-feira, 9 de março de 2021

Transmissão do campeonato maranhense reflete a forma como ele é tratado


Foto: reprodução Tv FMF

A imagem em destaque é da transmissão do campeonato maranhense de futebol através da Tv FMF. Mais precisamente, a transmissão do jogo entre Juventude Samas e Pinheiro que aconteceu na tarde desta terça-feira (09). E será assim que todos os amantes  do futebol terão que se acostumar, inclusive  os profissionais que fazem a cobertura diária do futebol do nosso estado. O que já era complicado, ficou ainda pior. Tudo isso, porque a Federação Maranhense de Futebol suspendeu a transmissão de rádios e Tv's nos estádios durante o campeonato estadual. Ou seja, quem quiser fazer a transmissão da partida terá que fazer através da Tv da federação de futebol. A decisão foi tomada devido a alta no registro de casos de Covid-19 no estado. 

QUE FIQUE BEM CLARO: aqui não estamos questionando a decisão da federação. Nesse momento de pandemia e ainda pouco conhecimento em relação a propagação do vírus, as decisões que são tomadas são realmente muito difíceis para todos. O questionamento fica realmente para a qualidade da transmissão. A baixa qualidade passa pela completa falta de dinamismo na qual estamos acostumados. Isso inclui a falta de caracteres de substituições, informações vindas do campo, falta de replays em jogadas, apenas um anglo para assistir as partidas transmitidas. Enfim, acaba que isso reflete a forma na qual o nosso futebol é tratado. Olha que o produto é apresentado justamente por aquele que seria o seu maior interessado em fazer uma boa "propaganda". 

É isso! Boa sorte a todos os profissionais que irão cobrir os jogos daqui para frente. Detalhe: a crítica não é para tentar menosprezar, falar mal ou algo parecido. A critica é realmente para que tudo melhore no nosso futebol. Acho que o futebol do nosso estado não merece isso. Finalmente, a critica é para que o nível de excelência possa alcançar o produto futebol maranhense e assim despertar um maior interesse pelo nosso produto...e não o contrário. 

Abaixo um exemplo da transmissão do campeonato de Mato Grosso e feito pela federação de futebol do estado. Com todo respeito, não estamos falando de um campeonato estadual muito tradicional, apesar do Cuiabá estar hoje na elite nacional. 

Reprodução: Federação Matogrossense de Futebol

Reprodução: Federação Matogrossense de Futebol