sexta-feira, 23 de abril de 2021

Números e uma pequena análise da primeira fase do estadual

Foto: Imagem retirada da internet

Na quarta-feira ocorreu a última rodada do campeonato maranhense na sua primeira fase. Na oportunidade foram definidos os rebaixados e classificados para a segunda fase do estadual. Em relação aos rebaixados, apesar do momento que estava vivendo, o rebaixamento do Imperatriz acaba surpreendendo. A situação no Cavalo de Aço era muito pior que se imaginava e o rebaixamento deixou isso bem escancarado. Além disso, a queda do Imperatriz é um duro golpe para o nosso futebol. O time vinha em um momento muito bom até a temporada passada que tudo parece ter ruído após graves erros em sua gestão. Por parte do Bacabal, o time era um candidato ao rebaixamento e rodada após rodada o desempenho da equipe foi apenas ratificando o que todos já estavam imaginando, triste. Bacabal é uma praça bem tradicional no futebol maranhense e não merece passar por tudo que vem passando. Agora é torcer por dias melhores, tanto para as bandas do Cavalo de Aço quanto para o Bacabal. Vale destacar que as duas equipes refletiram apenas o que tem sido feito fora das quatro linhas.

Com relação aos classificados, Iape e Juventude Samas são duas equipes que acabaram de certa forma surpreendendo, o Canário da Ilha muito pela forma na qual se classificou. Imaginávamos que o Ipae brigaria para não cair, mas o time fugiu do rebaixamento de uma forma bem interessante. A equipe chega na segunda fase da competição com uma campanha melhor que seu adversário nessa fase, o Juventude Samas. Nesse ponto vem a "surpresa" em relação ao Peixe Poraquê. Pelo investimento e por tudo que vem fazendo nas últimas temporadas, a equipe de São Mateus poderia e deveria chegar em uma posição melhor na tabela. O time ficou na quinta colocação e ainda chegou na última rodada do estadual com possibilidades reais de rebaixamento. 

O Pinheiro mais uma vez mostrou força e chegou bem ao estadual. O time mostra a cada nova temporada maturidade e força, principalmente quando joga dentro dos seus domínios. O PAC tem aproveitado muito a sua casa para chegar forte no campeonato maranhense. Mas quando joga fora, também tem mostrado ser "osso duro de roer" Contra o Sampaio Corrêa, jogando no estádio Castelão, o Búfalo da Baixada fez uma das suas melhores partidas nessa primeira fase, apesar da derrota. Por fim, o São José mudou mais uma vez e chegou na segunda fase do estadual. A mudança não foi nenhuma novidade assim, pois o roteiro foi o mesmo da temporada passada e tem como protagonista o treinador Carlos Ferro. Mais uma vez o comandante do Peixe Pedra fez a diferença para que o time fosse de candidato ao rebaixamento para classificado a próxima fase. As projeções antes do início da competição até colocavam o São José em uma melhor situação, mas não foi bem o que aconteceu. O time teve muitas dificuldades e brigou muito para fugir do rebaixamento. 

Por fim, Sampaio Corrêa e Moto  Club fizeram o que se esperava deles. Como os dois representantes grandes da capital, as equipes se classificaram com antecedência para as semi-finais do estadual. Por parte do Tricolor, há de se falar do desempenho dentro de campo que não refletiu muito o que foi a "sobra" do time na tabela. O Sampaio goleou nas duas primeiras rodadas do estadual, mas depois teve muitas dificuldades dentro das quatro linhas para se manter na ponta da tabela. Já o Rubro-Negro Fabrilense teve um desempenho melhor em relação ao seu rival. Apesar de duas derrotas, em contextos bem específicos, o Moto teve menos dificuldades para encerrar a primeira fase do estadual na liderança.  

Agora é esperar as cenas dos próximos capítulos. Até aqui o estadual tem caminhado com um roteiro que em alguns momentos pareceu diferente do que esperávamos, mas também com situações bem previsíveis. Vamos aguardar para saber como será o final que nem sempre é com final feliz para todos. 

Abaixo alguns números do campeonato maranhense na primeira fase:

Melhor ataque - Sampaio 12 gols
Pior ataque - Imperatriz 3 gols
Melhor defesa - Sampaio 3 gols sofridos
Pior defesa - Bacabal 21 gols sofridos
Mais vitórias - Moto 5 vitórias
Menos Vitória - Imperatriz 1 vitória
Média de gols - 2,29
Artilheiros - Dudu (Sampaio Corrêa), Edrean (Iape) Jajá (Sampaio Corrêa), Felipe Cruz (Moto Club), Gustavo (Iape) - todos com 3 gols marcados