quarta-feira, 1 de julho de 2020

Uma pequena reflexão sobre a renovação da torcida maranhense


Foto: Reydson.R.


Hoje me deparei com uma foto, nas redes sociais de um clube do estado, em que uma criança está vestida com a camisa do clube em questão. Aparentemente nada demais. Porém, diante da imagem, me veio uma pequena reflexão sobre a renovação da torcida maranhense. 

Com um mundo tão globalizado, e o futebol não é diferente, temos hoje inúmeras e milhares de  informações ao nosso dispor. No futebol hoje podemos acompanhar praticamente qualquer campeonato do mundo. Durante a pandemia, na falta de jogos, vi amantes e capelas do futebol acompanhando os campeonatos de Belarus, Costa Rica e Nicarágua que não pararam devido a Covid-19. Isso é apenas um exemplo para ilustrar como as informações podem chegar até nós. 

Com isso, a concorrência dos clubes por torcedores também aumentou, mas isso não se restringe somente ao nosso estado. Cada vez mais podemos ver crianças brasileiras completamente encantadas com os craques e times europeus. Trazendo para o nosso contexto, no estado é visível o quanto estamos sofrendo com a falta de público. Isso pode chegar a afetar até mesmo as próximas gerações de torcedores. O distanciamento cada vez maior do torcedor em relação ao futebol maranhense e a grande oferta por outros clubes podem sim contribuir para isso, infelizmente. Claro, a culpa não está somente no torcedor. Se o seu futebol não está atrativo o suficiente para atrair o público, algum problema existe e nós já estamos cansados de saber quais são.  

Por isso, é encantador e de se admirar quando vemos crianças e jovens acompanhando, vestindo a camisa dos nossos clubes, e o melhor, indo aos nossos estádios. É extremamente importante haver cada vez mais uma maior proximidade dos jovens torcedores com o futebol maranhense. É preciso estimular essas ações para que elas sejam cada vez mais comuns. Somente dessa forma, e claro, com uma maior valorização em todos os  aspectos do nosso futebol é que poderemos tentar entrar nessa concorrência quase desleal.

Fácil não é, mas é preciso haver um maior envolvimento de todos para que os nossos jovens possam se sentir atraídos pelo nosso futebol. Se faz necessário deixar claro que essas ações vão muito além das quatro linhas. Um futebol não é atraente somente dentro de campo. Um bom espetáculo dentro das quatro linhas talvez seja apenas um resultado de várias outras ações feitas fora de campo. 

Enfim, é isso! Vamos continuar resistindo para que as futuras gerações possam desfrutar de um futebol feito por nós! E o melhor disso tudo, é que a próxima geração de torcedores maranhenses possa se orgulhar do que fazemos. Porém, o momento é agora de prepararmos a nossa próxima de geração de amantes do nosso futebol.