quarta-feira, 29 de julho de 2020

O que esperar dos primeiros jogos da retomada do estadual


Foto: Divulgação/FMF

Neste sábado, dia primeiro de agosto, o campeonato maranhense retornará para a sequência da competição. Dois jogos devem marcar o reinício do estadual. O Imperatriz recebe o Sampaio Corrêa no estádio Frei Epifânio. Já em São Mateus, o Juventude Samas encara o Maranhão Atlético Clube, no estádio Pinheirão. Com mudanças em seus elencos, os times serão bem diferentes daqueles que acompanhamos no início da competição. Assim, o que podemos esperar desses confrontos? 

JUVENTUDE SAMAS X  MAC

O confronto marcará a estreia do técnico Raimundinho Lopes no comando do Macão Machão da Ilha. Além disso, a partida marcará a estreia de vários atletas que chegaram para reforçar o time. Se confirmando as informações que temos até aqui, a equipe que deverá ir a campo será totalmente diferente daquela que estava atuando antes da paralisação do estadual. Por ter mantido alguns nomes e seu treinador já ter uma forma de jogar, o Juventude Samas leva uma certa vantagem. Porém, o confronto se torna um pouco mais equilibrado pelo longo período de inatividade dos atletas. A experiência do treinador Raimundinho contará muito para esse jogo. Pois, em pouco tempo ao comando do time, caberá ao treinador fazer com que seus atletas absorvam o máximo possível as suas orientações para que o MAC esteja i máximo possível organizado. 

IMPERATRIZ X SAMPAIO 

As duas equipes se enfrentam no Frei Epifânio. Se o jogo fosse em outro momento, diria que o Imperatriz sempre carrega consigo um certo favoritismo quando joga nos seus domínios e com o apoio do seu torcedor. Porém, o momento é outro. O jogo será com portões fechados. Assim, acredito que o confronto será um pouco mais equilibrado. O Sampaio reiniciou as suas atividades antes do Cavalo de Aço. Esse fator pode pesar para a equipe da capital. Mas o Imperatriz conta com jogadores que já estavam no elenco, não trocou o seu treinador e já tem uma maneira de jogar definida. Assim, o time do interior pode se sobressair um pouco mais no confronto no quesito conjunto. Lembrando que o jogo marcará a estreia de Léo Condé ao comando técnico do Mais Querido. O time também será bem diferente daquele que iniciou o estadual. Muitos jogadores também deverão fazer a sua estreia com a camisa Tricolor. 

Que fique bem claro, prognósticos nesse momento são bem difíceis. Pois o momento que estamos vivendo é totalmente atípico e isso também cabe para o futebol. O contexto parece de uma pré-temporada para os clubes, mas não é. O momento é de continuidade de uma competição, mas com equipes totalmente diferentes daquelas que iniciaram o campeonato. Entenderam a complexidade do momento?! Portanto, é muito complicado fazer prognósticos. Me desculpem por algum erro na análise, mas acho que nesse primeiro momento e no atual contexto ainda podemos cometer alguns deslizes.

Vamos para o jogo!