sábado, 11 de julho de 2020

A primeira semana da retomada do futebol maranhense





Nesta semana, três clubes do estado retomaram as suas atividades. Sampaio, Maranhão e Juventude Samas reiniciaram seus treinamentos orientados por protocolos de medidas sanitárias contra a Covid-19. Até o momento, 14 testes tiveram resultados positivos para o novo coronavírus, segundo informou os clubes. No Sampaio 4 testaram positivo, mas nenhum jogador. Já no Quadricolor, 10 testaram positivo, mas o time não informou quantos destes são jogadores. O Juventude Samas liberou 8 atletas para os treinamentos que testaram negativo. A equipe informou que ainda aguarda o restante do resultados de outros testes e que até o momento não houve nenhum teste positivo. Além da realização dos testes, as atividades nesses primeiros dias foram concentradas nas atividades físicas.

Apesar de ainda ser cedo, podemos notar que tudo está se encaixando nessa retomada para o "novo normal" também no futebol. Acredito que as próximas semanas serão importantes para sabermos se tudo que foi pensado está de fato dando certo. Notamos que os clubes se preocuparam muito com as medidas e parecem que estão seguindo a risca as orientações. 

Com relação a situação de outros clubes, a retomada ainda parece incerta. O Moto deverá retomar as suas atividades na próxima segunda-feira. Porém, Imperatriz, São José, Cordino e Pinheiro ainda não definiram o retorno de suas atividades. A conta para realização dos testes de Covid-19 é o principal impasse para o retorno dos clubes. 

Enfim, a retomada do futebol no estado vem dando os seus primeiros passos. A primeira impressão que ficou é muito boa. Esperamos e torcemos para que tudo continue dando certo e principalmente para que todos testados positivos se recuperem.