sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Segundinha maranhense mostra novo "problema" no futebol do Maranhão

Foto: Redes Sociais MAC

Há pouco tempo, estávamos em uma discussão muito importante devido o adiamento do início da segundinha devido a falta de estádios aptos para receberem os jogos. Os estádios da capital não estavam em condições de receberem os jogos que aconteceriam em São Luís. Isso muito causado por eventos que ocorreram nos locais. Muito se questionou o motivo de utilizar nossos estádios para receber eventos de terceiros, ou alheios ao futebol. Porém, essa situação também escondeu um novo "problema" no nosso futebol. Já não bastasse os que já temos. O "problema" está ligado ao excesso de jogos nos dois principais estádio de São Luís. E isso se deve também ao número alto de times que estão sediados em São Luís. Times de origem do interior do estado, mas que atualmente estão com novos "donos" e estão sediados na capital. 

Então, o excesso de jogos, principalmente no estádio Nhozinho Santos, também passa por isso. Na série B maranhense temos 7 equipes. Destas sete equipes, quatro estão mandando seus jogos no Nhozinho Santos. Além disso, ainda temos o Bacabal. Que segundo informações extra oficiais, também está sediado em São Luís. Ou seja, esse número pode ser de cinco equipes. Times como Chapadinha, Timon e Bacabal estão sediadas em São Luís, apesar de terem origem no interior do estado. Esse cenário também acarreta uma outra situação, a falta de identificação entre o time e a cidade na qual o time está "representando" ou apenas carregando o nome.

Enfim, nem sei se de fato isso seja um problema, e por isso uso das aspas. Mas é de se levar em consideração que a situação trouxe sim algum tipo de desajuste ao nosso sofrido futebol. É muito bom ver vários times renascendo ou nascendo no futebol maranhense. Mas também é preciso que isso venha com uma organização minimamente básica de sustentação. Não adianta ter muitos clubes surgindo ou renascendo se não temos nem estádios para que os jogos aconteçam. Ou ainda, podemos ter estádios para jogar, mas sem nenhum tipo de condição para a prática  de um futebol minimamente razoável. Assim, o nível técnico acaba prejudicado e com isso o futebol vai perdendo o seu valor.

Acredito que a culpa não esteja nos clubes, pois não há nada de irregular na situação. Porém, acho necessário trazer essa situação para uma discussão.