terça-feira, 4 de maio de 2021

Por que os primeiros jogos das semifinais do estadual não entregaram tudo que esperávamos?

Foto: Hiago Ferreira/Andriolli Araújo

Quando se fala em  jogos de fases decisivas de uma competição, sempre o amante do futebol joga a sua expectativa lá no alto para os jogos. Isso não seria diferente com o nosso campeonato maranhense. Criou-se, claro e evidente, uma boa expectativa para os jogos das semifinais do estadual. Porém, ao fim das duas primeiras partidas desta fase, tivemos a triste constatação de que o nível foi muito longe do que estávamos esperando. Isso não diz respeito somente ao nível técnico das partidas, mas outros fatores que também fazem parte desse momento da competição. 

Com relação ao nível técnico, foi nítido que os dois jogos não entregaram minimamente  o que esperávamos, principalmente Pinheiro e Sampaio Corrêa. A partida ocorrida no estádio Costa Rodrigues foi anos luz distante do que se espera de uma partida que vale vaga na final da nossa principal competição, foi triste! Já Juventude Samas e Moto Club ainda tivemos alguns poucos lampejos de um bom jogo de fase semifinal. Os minutos iniciais da partida nos fizeram acreditar em um jogo bastante disputado, mas não ocorreu. Assim, o questionamento feito no título desse texto vem: Por que os primeiros jogos das semifinais do estadual não entregaram tudo esperávamos? 

A primeira coisa que me vem a cabeça seria a segunda partida e talvez seja o principal ponto. Com a possibilidade do segundo jogo, um dos motivos para o baixo nível de competitividade dos jogos foi não querer se expor e entregar uma possível vantagem ao adversário. Se de fato isso possa ter ocorrido, pior para os times do interior do estado. Claro, os dois times tem totais condições de avançarem jogando fora dos seus domínios, mas deveriam ter aproveitado "sua casa" para abrir vantagem. Tanto Juventude como Pinheiro são muito fortes dentro dos seus domínios. 

No jogo entre Pinheiro e Sampaio, outro ponto a ser destacado como negativo e que teria contribuído para o nível baixo da partida foi o estado do gramado. Devido as chuvas, o gramado do Costa Rodrigues também não ajudou muito para um bom espetáculo. Essa situação contribui, mas não justifica.  Nesse mesmo ponto temos o forte calor na cidade de São Mateus. O nível das equipes baixou muito e um dos possíveis motivos para isso foi o forte calor na tarde do domingo na cidade. Porém, volto ao mesmo ponto. Esse fato atrapalha, mas não justifica. 

Enfim, os primeiros jogos das semifinais do estadual não valeram de muita coisa. Tanto, que seguem tudo da mesma forma de antes dos confrontos, ninguém tem vantagem para o segundo jogo. Para quem acompanha o futebol sabe que um confronto desses pode ser sim definido na primeira partida. São inúmeros os exemplos que temos. Mas as equipes  das semifinais do estadual parecem que "ignoraram" essa possibilidade. Depois não adianta lamentar o que acontecer, as chances estão ai e foram dadas.