terça-feira, 2 de junho de 2020

Primeiros passos para o retorno do futebol maranhense




Parece que a possibilidade de retorno do campeonato maranhense já é uma realidade. Isso porque, no próximo dia 12 de junho deverá acontecer uma reunião, que será feita de forma virtual, entre a Federação Maranhense de Futebol e os clubes da elite do campeonato maranhense. A ação deverá discutir a retomada das atividades do futebol no estado. A expectativa é de que os treinamentos nos clubes possam voltar no dia 22 de junho e os jogos do estadual possam ser retomados no dia primeiro de agosto. Todas essas datas foram informadas pela própria FMF através de uma portaria divulgada na manhã desta terça-feira.

A notícia é boa tanto para os amantes do futebol quanto para a situação da cidade e do estado em relação a pandemia do novo coronavírus. Com algumas atividades sendo retomadas de forma gradual, a vida começa a retomar para o chamado "novo normal" e com o futebol não poderia ser diferente. Apesar da situação ainda não ser de controle total da  doença, mas o cenário parece apontar para uma melhora. Claro, protocolos, medidas e ações tem que ser discutidas e acertadas para a retomada das atividades. Já havíamos conversado com alguns jogadores de Mac - acompanhar aqui -  e do Moto - acompanhar aqui - que falaram do desejo da retomada do futebol, mas colocando a integridade física do atleta em primeiro lugar. 

Com relação aos clubes, não vejo problemas na execução efetiva e eficiente de medidas de prevenção e combate a Covid-19 em relação aos seus atletas. Agora essa mesma eficiência e eficácia tem que ser executada por parte da Federação Maranhense de Futebol. A entidade precisa elaborar executar um bom plano para que todos possam ter a maior segurança possível para a prática das atividades, pelo menos é o que esperamos. O bom exemplo fica por conta da Federação Paulista de Futebol. A instituição fechou um convênio com o Hospital Albert Einstein, hospital de referência no país, que ficará responsável por testar os atletas do campeonato paulista. 

Enfim, os primeiros passos estão sendo dados para a retomada do futebol no estado. Torcemos para que tudo possar dar certo e que a bola possa voltar a rolar do jeito que o amante do futebol gosta.