terça-feira, 23 de junho de 2020

Clubes reafirmam posição por sede única, mas parece que a decisão está tomada





É meus amigos a polêmica está realmente lançada e as devidas pressões também. O retorno do campeonato maranhense ganhou uma nova discussão. Se antes as conversas e discussões giravam em torno da retomada do estadual, agora o principal assunto discutido passou a ser a sede única. Durante a primeira reunião realizada entre clubes e FMF se cogitou e votou-se a possibilidade da disputa do restante campeonato somente em São Luís. Para que a polêmica de fato ficasse estabelecida a votação acabou empatada em 4 x 4. Nesta terça-feira, mais uma reunião foi realizada e a iniciativa da sede única votada. Porém, a situação continuou na mesma, tudo empatado novamente. 

Enfim, os clubes do interior, com exceção do PAC, se posicionaram contra essa possibilidade. Juventude Samas e o Imperatriz lançaram em suas redes sociais a campanha "Nossa Casa Nossa Sede" como forma de reafirmarem o seus posicionamentos contrários. Anteriormente destacamos sobre o assunto e você pode ler aqui

Bem, agora chegou a vez dos clubes da capital lançarem campanha em favor da sede única. Maranhão Atlético Clube, Sampaio Corrêa e Moto Club divulgaram em suas redes sociais campanhas favoráveis a iniciativa. Os clubes alegam que, devido a diminuição dos casos de Covid-19 em São Luís, a cidade seria mais " segura" para a disputa da sequência do campeonato. Neste momento, o interior do estado registra o maior número de casos da doença. 

Pois é, a discussão caminhou para uma grande polarização que admito não imaginava, mas parece que a decisão foi tomada em relação a essa situação. Na reunião de hoje, ficou mantido o disposto anteriormente no regulamento da competição. O cenário ideal seria a melhora da situação da pandemia em todo o estado até o mês de agosto e é isso que torcemos, não somente devido o futebol, mas para o bem de todos. Porém, não podemos descartar uma instabilidade que poderá ser criada colocando em incerteza a volta do estadual, devido a situação da pandemia e a posterior avaliação governamental. A reafirmação dos clubes em geral deixa claro que as equipes não devem abrir mão de seus posicionamentos. 

Nesta terça-feira, foram definidas datas de retomada das  atividades e dos jogos, mas com a possibilidade de serem alteradas. As mudanças poderão ocorrer principalmente em relação ao comportamento da pandemia. Dessa forma, a retomada do futebol pode ter nova data diferente daquela que foi estipulada anteriormente. A torcida fica para que tudo melhore, como dito anteriormente, não somente para que a bola possa voltar a rolar, mas para o bem de todos.  

Abaixo as novas deliberações em relação a retomada do futebol que foram definidas em nova reunião:


FMF INFORMA

Na data de hoje, 23/06, a Diretoria da FMF e os clubes integrantes da Série A do Campeonato Maranhense 2020, realizaram reunião virtual a fim de definir o retorno da competição, especificamente com relação ao reinício de treinos, datas de jogos e sede única.
Após o debate entre todos, ficou assim deliberado:

Decisão de sede única: mantidos votos anteriores (Maranhão, Sampaio, Moto, Pinheiro – a favor) x (Cordino, São José, Juventude, Imperatriz – contra)

Desta forma, mantido o previsto no Regulamento atual

Proposto calendário de retorno

Observância do comportamento da pandemia e da manutenção das decisões governamentais

Segue Calendário

O calendário dependerá da continuidade da melhoria dos índices epidemiológicos e das decisões governamentais
06/07 - segunda – Possibilidade de reinício dos treinamentos
04/08 – terça – Encerramento do prazo para registro de atletas que já atuaram no Campeonato por outros clubes da competição
05/08 - quarta – Reinício do Campeonato
Imperatriz x Sampaio Corrêa
Juventude x Maranhão
08/08 - sábado – 7ª rodada da 1ª fase
Moto x Maranhão
Cordino x São José
Juventude x Sampaio Corrêa
Imperatriz x Pinheiro
12/08 - quarta – Jogos de ida da 2ª fase
*15/08 – sábado – Jogos de volta da 2ª fase
19/08 – quarta – Jogos de ida das Semifinais
22/08 - sábado – Jogos de volta das Semifinais
26/08 (quarta) ou 29/08 (sábado) – Jogo de ida da Final
29/08 (sábado) ou 05/09 (sábado) – Jogo de volta da Final

*Datas sujeitas a alterações de acordo com o Calendário CBF – Séries do Campeonato Brasileiro