segunda-feira, 8 de junho de 2020

Por enquanto, possível retomada do maranhense fica mantida para agosto



Na manhã desta segunda-feira, o governador Flávio Dino concedeu entrevista coletiva com o objetivo de anunciar novas medidas de combate a Covid-19 no estado. Existia uma expectativa que mudanças nas datas de liberação de algumas atividades poderiam ser feitas. Por ora, o governador observou apenas que ainda não há possibilidade de retorno do esporte.

"...vamos manter algumas atividades proibidas. Grandes aglomerações, shows, coisas desse tipo, evidentemente continuaram proibidas ao longo do mês de julho. Estamos examinando vários segmentos, entre os quais, este do esporte. Vendo como é possível, no mês de julho, haver algum tipo de retomada, mas as datas são essas: 15, 22 e  29 de junho"

Portanto, aparentemente, a previsão inicial do reinício das atividades nos clubes deve ser mantidas para o dia 22 e com a expectativa da retomada do campeonato somente para o mês de agosto. Sem dúvida, a projeção para o mês de agosto é a mais acertada. Hoje, não existe a mínima possibilidade de retorno dos jogos em qualquer data anterior já estipulada. No próximo dia 12, haverá uma reunião entre os clubes e a Federação Maranhense de Futebol e novas datas podem ser estipuladas ou não.  

Alguns pessimistas já especulavam uma mudança nas datas e até mesmo a desistência dos clubes do estado em seguir com o maranhense. Parece haver, por alguns, uma certa desvalorização do futebol e sendo vista apenas como uma simples atividade de entretenimento. Sem dúvida alguma, existem atividades infinitamente mais importantes que o futebol. Mas é preciso pensar o futebol com um pouco mais de profundidade. Muitos dependem da movimentação do futebol e dos clubes para a sua sobrevivência. A discussão é complexa, mas não pode ser vista de forma rasa. Porém, sempre frisando que o mais importante que a retomada do futebol é a segurança e saúde de toda a população, e isso deve ser pensado de forma prioritária por todos.
 
Mas do que tudo isso, nossa torcida fica para que tudo possa passar logo e que todos possam ter que sofrer menos por tudo isso que está acontecendo no mundo. 

Ouça o trecho da entrevista do governador falando sobre a retomada das atividades esportivas: