sexta-feira, 5 de junho de 2020

Pouco lembrada, 100ª edição do campeonato maranhense é histórica, mas não da maneira que queríamos



Pois é! Você pode até não lembrar, mas estamos na edição de número 100 do campeonato maranhense. Quem não está lembrando da edição histórica, não se preocupe, você não está sozinho. A 100ª  edição do maranhense será lembrada muito mais pela sua inédita paralisação por conta da pandemia do que pelo ano simbólico. E isso não se deve somente pelo momento difícil em que vivemos, mas também por aqueles que não deram a mínima relevância para a edição histórica. 

Enquanto a bola rolava pelo estadual, poucas foram as ações que nos remeteram as comemorações da edição de número 100. Jogadores sendo homenageados e a entrega de troféu para melhor jogador da partida são uma das poucas ações que podemos destacar. Se tiverem outras, são tão mínimas que não consegui listar no texto. Um campeonato com tantas histórias, personagens importante e jogos marcantes parece não ser atraente o suficiente para que seja mostrada de forma orgulhosa a sua história de 100 anos. 

Enfim, a 100ª edição do campeonato maranhense será lembrada muito mais pelo seu contexto, devido a pandemia, do que pela edição histórica que foi. Claro, o cenário de pandemia e suspensão inédita do campeonato seria lembrado como sendo histórica em qualquer edição do maranhense. Porém, a questão é que mesmo antes de tudo isso ocorrer a 100ª edição do maranhense não foi despertada a relevância que deveria ter. Por mais que não estivéssemos passando por tudo isso, esta edição do maranhense seria somente mais uma como sendo uma edição de número importante e nada mais. 

Triste pela situação que vivemos hoje e pelo não destaque da competição, mas agora querendo ou não as cem edições do campeonato maranhense entrou para história... mas não da forma que queríamos, infelizmente! 

Vida longa ao campeonato maranhense!