segunda-feira, 18 de maio de 2020

Onde estão os nossos Kléber Pereira, Jackson, Bimbinha...?



Reprodução: blog Futebol Maranhense Antigo


Esse período de ausência do futebol devido a pandemia serve também para fazermos algumas reflexões sobre o mundo da bola. Uma dessas reflexões me pegou durante esses dias. Faz um tempo em que não temos um ídolo ou um jogador de grande destaque legitimamente maranhense. Que o Maranhão é um celeiro de craques isso ninguém tem dúvida, mas vivemos tempos de poucas inspirações no nosso futebol. 

Alguns pontos nos ajudam a tentar entender essa situação. Realmente os nossos clubes vivem tempos escassos e com dificuldades para revelar jogadores. Esse aspecto passa pela dificuldade em manter categorias de bases. Sem dúvida, no estado temos grandes jóias que precisam apenas serem lapidadas. Outro ponto passa pela própria falta de oportunidades para serem dadas aos poucos jogadores que são formados no estado. Dentro desse aspecto tem algo mais triste e preocupante, o preconceito com jogadores chamados "prata da casa". Devido a política de resultados estabelecida no futebol brasileiro pouco se pensa em jogadores a longo prazo. Um agravante nessa situação é que a paciência com os nossos jogadores é ainda menor. Essa pouca paciência parte tanto da diretoria dos clubes quanto da própria torcida. Por isso, nos times formados das grandes equipes do estado pouco notamos a  presença de maranhenses nos elencos. Para citar um exemplo prático temos o Ulisses. O jogador foi artilheiro do campeonato maranhense em três temporadas pelo Cordino e foi vice-artilheiro na temporada de 2018. Ou seja, nas últimas 8 temporadas, metade delas Ulisses brigou pela artilharia do maranhense.  Com um pouco mais de paciência talvez, o jogador seria um potencial atleta de ainda mais destaque. "Ah mais Ulisses teve chances pelo Moto e Sampaio" A pergunta que fica: por quanto tempo ele atuou por essas equipes? Pois é, um tempo pouco necessário para avaliar verdadeiramente o seu potencial, tanto para dar certo ou não.

Claro, existem outros tantos pontos que podem tentar explicar essa triste realidade do nosso futebol. A história do futebol maranhense ajuda a mostrar que vale a pena acreditar nos nossos jogadores. Kléber Pereira, Jackson e Bimbinha são exemplos de grandes jogadores da história recente do nosso futebol. Se formos mais atrás na história temos ainda Bacabal, Gojoba, Djalma Campos entre muitos outros. 

Enfim, é preciso voltarmos sim os olhos para a história do futebol maranhense para mostrar a grande capacidade que temos para revelar jogadores. Tantos são os pontos que podem ajudar a explicar o momento triste presente que vivemos, mas somente um realmente resume esse momento, a falta de valorização do futebol maranhense em todos os seus aspectos.