sexta-feira, 15 de maio de 2020

Habemus futebol!


Imagem retirada da internet


Os amantes e capelas por futebol, assim como eu, vão ficar um pouco mais animados durante o fim de semana. Isso porque uma das principais ligas de futebol do mundo retomará as suas atividades, a Bundesliga ou Liga de Futebol da Alemanha. A notícia é boa por dois motivos. Primeiro a bola  vai voltar a rolar como nós amantes do futebol gostamos. Em segundo lugar, e mais importante, o início da retomada a vida "normal" na Alemanha em meio a pandemia do novo coronavírus. O país é referência em relação as medidas de combate a Covid-19. Devido a isso, será a primeira grande liga do mundo a retomar as suas atividades seguindo um protocolo rigoroso para o reinício do campeonato. Algumas outras ligas europeias importantes já estão se articulando para a retomada de seus campeonatos.

Mas e no Brasil? e no Maranhão?

Pois é! No nosso país nesse momento acho ainda complicado pensar em uma retomada. A situação sanitária que estamos vivendo ainda requer muitos cuidados. Além disso, acredito que nossos dirigentes como um todo, desde o presidente da nossa maior entidade do futebol, CBF, até  os dirigentes de nossa federação estadual, não teriam a capacidade e competência para traçar um plano eficiente e seguro para os atletas brasileiros.  Não consigo vislumbrar no nosso país e estado um planejamento minimamente seguro e eficaz para a retomada do futebol de forma breve feita pelos nosos dirigentes. Além do planejamento, é importante uma fiscalização também eficiente da aplicação de protocolo para a retomada das atividades.

Desculpe o meu pessimismo, mas no Maranhão a situação ainda é pior. Nossos dirigentes não conseguem colocar um estádio em situação de jogo com antecedência para a disputa do estadual, imagina aplicar e fiscalizar com eficiência um protocolo para a segurança dos atletas. Quantas vezes somos nada surpreendidos com faltas de laudos técnicos com o início do estadual batendo a porta. 

Por tudo isso, acredito que a forma mais segura para a bola voltar a rolar nos campos brasileiros e no nosso estado é aguardar a situação melhorar em todo o país. Porém, acredito que a retomada das atividades nos clubes nesse momento é possível, mas com as suas devidas medidas de segurança, claro.  

Portanto, neste fim de semana poderemos voltar a assistir e desfrutar de um futebolzinho. Enfim, Habemus Futebol! 

Confira os canais e horários de veiculação dos jogos da Bundesliga deste fim de semana:

                                                                            
       
 Crédito das imagens: Instagram Fox Sports Brasil/ Instagram Espn Brasil