quarta-feira, 22 de março de 2023

A difícil missão de marcar um gol no Moto de Marcinho Guerreiro




O Moto Club de São Luís chegou a decisão do Campeonato Maranhense com chances reais de título. Até então um time desacreditado até pelo mais fiel motense. Um dos responsáveis pela melhora no rendimento do time é seu auxiliar/treinador, Marcinho Guerreiro.

O treinador estabeleceu uma forma clara para ganhar seus jogos diante de adversários bem consolidados e fortes. Sampaio e Maranhão, até então invictos no estadual, foram derrotados pelo Moto de Marcinho. Além disso, não conseguiram marcar um gol no time Rubro-Negro. Somando as últimas três partidas do Moto, são três jogos sem levar gols. Se aumentarmos esse escopo de observação, chegaremos apenas 3 gols tomados depois da chegada de Marcinho. 

As imagens acima ilustram como o Moto se organiza defensivamente. Notem a quantidade de jogadores que defendem a área Motense. Critiquem ou não, vem dando muito certo e é a receita do sucesso do treinador. O time inicia abafando e subindo um pouco mais a marcação. Foi dessa forma nas duas partidas diante de seus maiores rivais. O Moto iniciou a partida com a marcação um pouco mais alta, marcou o seu gol e depois se defendeu muito bem. A partir disso, aposta em contra-ataques, que em muitas vezes são belas transições que me parecem também muito bem treinadas. Geralmente essa transição inicia pelo jogador mais inteligente, Léo Silva.

Enfim, o Moto de Marcinho se mostrou um time bem difícil de ser batido. Isso passa muito pela forma que o time se defende. A receita para o MAC vencer o Moto passa justamente por esse caminho, abir o placar contra o Rubro-Negro. Dessa forma, o Moto poderia sair um pouco de sua fórmula que deu certo. A única derrota do Moto foi diante do Sampaio que fez 3 a 0. Agora, caso o Moto siga com o roteiro que vem dando certo, será muito difícil de tirar esse título do Rubro-Negro Fabrilense.