segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Regulamento da Copa FMF "atrapalha" Moto e MAC



No próximo dia 16 vai começar a Copa FMF. A copa concede duas vagas em competições nacionais aos nossos clubes. Campeão e vice escolhem se disputam a Copa do Brasil ou série D. Este ano a competição será bem diferente. Isso porque a Copa FMF vai contar com as presenças de Moto e MAC. O Rubro-Negro vai disputar pela primeira vez a competição. O Maranhão disputa a segunda vez essa competição que inclusive já foi campeão. Além disso, os dois times tradicionais do estado vão jogar o famoso Maremoto na Copa. 

Porém, o regulamento da competição desfavorece muito as duas equipes. Como dois grandes do estado, Moto e MAC poderiam entrar muito fortes na competição. A FMF vale muito para os times, quer pelo lado de calendário (série D) ou pensando na parte financeira (Copa do Brasil). Vale lembrar que a competição é sub-23 e permite apenas 3 jogadores com idade acima dessa média. No que isso "atrapalha" as duas equipes? Simplesmente os dois times poderiam entrar muito mais fortes na competição e montar um bom elenco para a disputa. Mas diante desta regra, as duas equipes ficam ainda mais limitadas no mercado. Ou seja, o Papão e Bode poderiam jogar muitos mais fichas na competição e não vão fazer isso por essa limitação da competição. Sem falar que o MAC, que veio da série B, teve que se desfazer de muito de seus atletas e contratar novos somente para a disputa da FMF. O time simplesmente montou dois elencos no período de 3 a 4 meses. 

É muito bom tentar valorizar nossos jovens valores, mas esse regulamento da Copa FMF não se sustenta mais. Primeiro que não temos trabalhos fortes de base. Além disso, a competição vai colocar uma grande responsabilidade em jovens ainda promissores. Jogadores de Moto e MAC terão a responsabilidade de tentar colocar esses dois grandes do nosso estado em competições nacionais. Claro, eles não tem culpa da atual situação em que esses clubes estão, mas agora essa responsa cai sobre seus ombros.

Enfim, poderíamos ter times muito mais fortes montados para a competição. Mas o regulamento da Copa FMF não ajuda os clubes. Isso também vale para as outras equipes que disputam a competição. Acredito que esse regulamento da Copa não se sustenta mais. Com uma possível mudança, poderia até valorizar muito mais a competição.