terça-feira, 9 de agosto de 2022

O futebol maranhense e seus bons frutos em 2022



Imagem retirada da internet



De um tempo para cá, os nossos jogadores passaram a sofrer uma certa cobrança além de outros jogadores de fora do estado. Muitos até são criticados em excesso pelo simples fato de serem do estado. Coisa do tipo "jogador fulano não é para o meu time" "jogador sicrano é acostumado só a jogar campeonato de bairro" e outros absurdos que são ditos. Sim, alguns atletas dão razão a certas criticas, mas são exceções. 

Nosso futebol, ao longo de sua história, está cheio de bons exemplos. Vários jogadores que surgiram no estado e deram muito certo. 

Esse comportamento passa muito pelo contexto do nosso futebol. O campeonato maranhense, o carro chefe do nosso futebol, hoje apresenta o nível técnico duvidoso para muitos. De fato, atualmente o nosso estadual não é nenhuma maravilha, mas a de se destacar seus bons frutos e que tem passado despercebidos para muitos. Principalmente para os mais críticos do futebol maranhense. Concordo sobre o nível técnico do estadual, mas isso não pode acobertar os bons exemplos e frutos colhidos. 

Vamos aos fatos! Ontem fui informado que o atacante Janderson fechou com o sub-23 do Botafogo.  Sim! Aquele Botafogo do Rio. Para os mais desatentos, o atacante foi vice-artilheiro do estado jogando pelo São José. Janderson não é maranhense, mas retomou sua carreira jogando o nosso estadual e depois disso foi ignorado pelos nossos clubes. Há informações de que o Moto até chegou a tentar a sua contratação, mas sem sucesso. Além de Janderson temos outros bons exemplos de nosso estadual. O lateral direito Mateusinho se destacou e hoje é um dos principais jogadores do Sampaio na série B. Outro exemplo no time Boliviano é o meia-atacante Nadson. Com poucos jogos com a camisa do Tricolor, Nadson já se destacou e virou uma excelente opção para o técnico Léo Condé. Os jogadores saíram do campeonato maranhense e hoje disputam uma série B. Um salto em suas carreiras e os atletas vão se destacam até aqui. 

Para fechar, temos Ronald Camarão. O atleta não disputou o estadual deste ano, mas é um jogador maranhense. O meia foi o destaque do Moto na primeira fase da série D. Camarão segue sendo um dos destaques e esperança do time motense para chegar no tão sonhado acesso. 

Enfim, é importante que nossos clubes e torcedores comecem a olhar com mais carinho e cuidado com os profissionais do estado. Isso inclui atletas e treinadores. Sim, o nosso estadual não está em um nível que sirva de parâmetro, mas é sempre bom um olhar as vezes nem tão atento assim para perceber os valores que aqui se destacam. 

Abaixo a foto de apresentação do atacante Janderson:



Imagem: Instagram