quinta-feira, 18 de agosto de 2022

A maior série B de todos os tempos é a segundinha maranhense

Foto: Redes Sociais do Mac


Se vendeu muito a ideia da série B nacional ser a maior de todos os tempos. Isso muito por conta da presença de vários campeões nacionais como: Grêmio, Vasco, Cruzeiro e outros. Mas, tecnicamente a competição não entregou o que muita gente pensou. Isso inclui ainda o nível de investimento também. Os times não apresentam um grande futebol, mas não tem como não dizer que é uma série B histórica. 

Porém, a segunda divisão do maranhense também se apresentou bem interessante para os amantes do nosso futebol. A atual segundinha maranhense já é histórica por contar, infelizmente, com a presença do Maranhão e Imperatriz. As duas equipes são times grandes do nosso estado e também já conquistaram o título estadual da nossa elite. E poderia ser até quatro campeões estaduais, mas houve a desistência do JV Lideral. Pois ainda temos o time do Bacabal que também já foi campeão estadual.

Além disso, outro detalhe que me chamou muito a atenção foi o nível de investimento de alguns clubes. Chapadinha/Arena São Francisco, Imperatriz e principalmente o Maranhão Atlético Clube estão fazendo um investimento bem interessante para a disputa da competição. No Chapadinha encontramos figuras bem conhecidas do nosso futebol. Naoh, Henrique, Vagalume e Jonas Piu-Piu são algumas dessas figuras que podemos encontrar na equipe. O Imperatriz também fez um forte investimento começando pelo treinador Dejair Ferreira. O treinador fez um bom campeonato com o São José e ainda tem uma carreira promissora. O Cavalo de Aço conta com o lateral direito Michel, o zagueiro Yuri Silva e agora vai contar também com o zagueiro Dedé, ex-Moto. 

Mas, sem dúvida, o time que mais investiu e continua investindo é o Maranhão Atlético Clube. Nitidamente o time Atleticano aprendeu com os erros da temporada passada e resolveu encarar forte a segundinha. Ano passado, a equipe fez um investimento bem modesto e não refletiu o time grande que é do nosso estado. Porém, nessa temporada o investimento veio. Essa boa movimentação iniciou bem com a definição do seu diretor de futebol, o experiente Evandro Marques. Márcio Diogo, Esquerdinha, Rômulo Ferreira, Leoni foram alguma das boas peças contratadas pelo Bode. A última boa contratação foi o volante Jair, ex-Moto Club. E parece que o Mac não vai parar por ai e novas boas peças devem pintar no Parque Valério Monteiro. É isso! Não poderíamos esperar menos de um time do tamanho e importância do Mac. 

Por fim, queria pontuar o nível de organização das equipes. Os times se planejaram e também minimamente se estruturaram e por isso temos esse nível de segundinha. Nessas primeiras partidas tivemos um equilíbrio bem interessante nos resultado dos jogos. Isso mostra que a competição vai ser bem legal de acompanhar. 

Enfim, a presença de campeões estaduais, o grande investimento e a organização interessante dos clubes colocam essa edição da segundinha como a maior de todos os tempos no estado. Com certeza não tínhamos ainda visto algo parecido no nosso futebol. Quem ganha é o futebol maranhense e seus amantes, pois eleva o nível de nossas competições e consequentemente o nível do nosso futebol.