sábado, 30 de setembro de 2023

Lição que fica da demissão do treinador do Imperatriz

Foto: Gabriel Dias

Na tarde deste sábado o Imperatriz anunciou a demissão do treinador Robson de Melo. O anúncio foi feito após o empate do Cavalo de Aço contra o Bacabal  pela segundinha. O Imperatriz montou um bom elenco para a disputa da segunda divisão estadual, mas não tem deixado uma boa impressão pelo time formado. Esse ponto deve ter sido determinante para a demissão do treinador. 

Porém, com a demissão do treinador, fica uma lição que venho destacando há aglum tempo. Para a disputa da segundinha maranhense, tem que ser técnico maranhense. A série B maranhense tem peculiaridades que são muito específicas da competição. Sendo assim, o time que contrata um técnico "prata da casa" sai um pouco na frente. Vamos lá rapidamente fazer a análise dos times atuais da competição. Tupan já classificado é treinado por Danilo Brito, Timon, deve chegar as semifinais, treinado por Marcinho Guerreiro, Tuntum vem fazendo uma boa competição e é treinador por Marlon Cutrim. Em comum, todos os treinadores maranhenses. É isso, não dá para "inventar" 
 
A maioria dos elencos formados para a disputa da competição são jogadores já conhecidos do nosso futebol. Esse já é um ponto a ser levado em consideração e muito para a disputa da competição. A segundinha é um campeonato de tiro curto e quanto menos evitar buscar os erros, melhor para a sua equipe. Gramados e campos conhecidos de nossos treinadores são algumas dessas outras peculiaridades que os nossos treinadores já conhecem e que fazem parte da disputa da segundinha..

A peculiaridade da competição pede e muito treinadores formados aqui. Não há tempo para um treinador ir encaixando, conhecendo o seu time, conhecendo a competição com a bola rolando. Quanto mais conhecimento agregado de seu treinador, melhor. Claro que pode existir a possibilidade de um treinador de fora do estado levar o acesso, mas é de convir que é muito melhor disputar a competição com que já conhece o nosso futebol. Enfim, é uma lição que fica!