quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Chega ao fim a "era" Yglésio Moyses no Moto Club

Foto: Ascom Deputado Yglesio Moyes

Na noite desta quinta-feira, uma nova diretoria deverá assumir o comando do Moto Club de São Luís. Como já é sabido por todos, o ainda presidente do clube,o deputado Yglésio Moyses, não irá concorrer a reeleição para a presidência do clube Rubro-Negro. Portanto, nesta quinta-feira também chegará ao fim o mandato e a "era" Yglésio a frente do Papão.

A breve passagem, apenas um mandato, mas movimentada "era" Yglésio foi marcada por altos e baixos. A expectativa criada no torcedor Motense pelo comando do deputado era muito alta. Logo quando anunciou a sua candidatura, o torcedor se encheu muito de esperanças. Mesmo sem ainda ter assumido de forma burocrática, Yglésio já comandava o time Rubro-Negro após o ex-presidente do clube, Natanael Júnior, entregar o cargo.  Ou seja, mesmo sem ser devidamente presidente, a "era" Yglésio já começou a 200 por hora, pois assumiu o time em meio a muitas confusões. Além disso, o Moto iria iniciar o mata-mata da fase Pré-Copa do Nordeste. Foi nesse contexto que o deputado assume o time. Logo na primeira competição, Yglésio já sente o peso da responsabilidade e cobrança que vem com o cargo de um clube do tamanho do Moto. O time não inicia bem o maranhense e já acontece as primeira cobranças mais fortes. 

Esses primeiros passos já apontavam que dentro de campo a nova diretoria teria muitas dificuldades. E o fim do mandato acabam colaborando para isso. Yglésio não conseguiu praticamente nenhum resultado muito expressivo comandando o time Rubro-Negro. O mais próximo que conseguiu foi o "título" do primeiro turno do estadual deste ano. O Moto Club ficou sem calendário nacional para o ano de 2022, um verdadeiro desastre para um time da grandeza do Moto, tanto do aspecto técnico quanto do aspecto financeiro. Pois são com as competições nacionais que nossos times conseguem sobreviver. Enfim, dentro das quatro linhas tenho a certeza que essa gestão não deixará saudades ao torcedor Motense. 

Então, qual será o legado de Yglésio para o Moto Club? Yglésio sempre teve como ponto central ajustar as contas do Papão. Esse foi seu lema de campanha. E com relação a isso, tudo indica que o deputado cumpriu o que prometeu. As  finanças do time parecem outras e tudo resultado de sua boa gestão. Claro, o resultado dentro de campo é muito importante, mas as finanças de um clube ajudam e muito os bons resultados com a bola rolando. Yglésio sempre utilizou o ex-presidente do Flamengo, Badeira de Melo, como sua referência. Coincidência ou não, Bandeira deixou o time financeiramente muito bem, mas não conquistou nada. 

Por fim, o maior legado de Yglésio. O novo centro de treinamentos do Moto Club deverá ser entregue ainda neste mês. Como foi característico da gestão do deputado, um legado deixado fora das quatro linhas. Feliz ou não, boa ou ruim, a gestão Yglésio Moyses irá deixar um baita legado. Antes de sua chegada era difícil imaginar que o Moto ganharia um novo CT. E agora terá! 

Enfim, os resultados dentro de campo fazem sim a diferença para uma administração. Porém, as vezes também é preciso levar em conta outros legados que possam ser deixados, por mais que isso não pareça coerente. Agora é pensar daqui para a  frente. O Moto terá calendário nacional, um novo CT e contas melhores do que estava há dois anos. Ou seja, parece um cenário mais propício para que tudo possa dar certo dentro e fora de campo. Boa sorte ao Moto!