segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Times maranhenses seguem “segredo” para o sucesso no estadual


 Na expectativa para a próxima temporada do futebol maranhense, as equipes vão se movimentando nos bastidores. Pensando nisso, Imperatriz, MAC, Luminense, e ITZ já confirmaram seus treinadores para a próxima temporada. Com exceção do Cavalo de Aço, os times escolheram treinadores “prata da casa”

Essa escolha mostra ser um acerto, baseado nos últimos campeões estaduais. Nos últimos três anos, todos os campeões foram comandados por técnicos “prata da casa” 
Léo Condé foi o último treinador campeão do estado e que não era maranhense ou formado no nosso futebol. Mas vale destacar que o treinador já conhecia e tinha experiência com o nosso futebol. O ano era 2022, mas quase o Sampaio perde o estadual para o Cordino comandado por Marcinho Guerreiro, atual campeão. 

Acredito que esse é um passo importante quando se pensa em ser campeão estadual. Valorizar profissionais locais ou que conheçam o nosso futebol é fundamental para tentar um sucesso no campeonato. Claro, não é uma regra, mas acredito que ajuda e muito e clube que vai nesse caminho. O Campeonato Maranhense carrega peculiaridades que os nossos profissionais conhecem bem e isso ajuda no transcurso da competição. 

O Moto, com a confirmação de Sérgio Murilo como diretor de futebol, deve caminhar nessa direção. O time Rubro-Negro deve buscar um treinador do estado ou que já conheça o nosso futebol. Em um passado não distante, o Papão foi para outro caminho e o resultado não foi dos melhores. Já o Sampaio não sabemos ainda que caminho deva ir. Mas nesse momento não dá para arriscar algo muito distante desse caminho. Iape e Tuntum deve manter essa tendência e buscar treinador que são da casa ou conhecem o nosso futebol. Apesar do título deste texto falar em segredo, não é mais segredo para ninguém o que pode ser a receita para o sucesso no futuro estadual.