sexta-feira, 29 de maio de 2020

Jogadores maranhenses dominam a lista de artilheiros do estadual nos últimos 10 anos.









Atualmente, vivemos um momento em que os clubes do Maranhão, principalmente os chamados grandes, tem buscado formar suas equipes com jogadores de fora do estado. Em uma postagem anterior - que você pode acompanhar clicando aqui - falamos sobre a valorização de jogadores formados no estado e chamados de  "pratas da casa" Destacamos como o Maranhão tem uma capacidade grande de revelar bons nomes para o cenário do futebol, tanto em nível estadual como em nível nacional. 

Mas, infelizmente, os nossos jogadores tem perdido espaço nas grandes equipes do estado. E os que tem a oportunidade de atuar nos nossos gramados, convivem com uma pressão e uma falta de paciência maior do que jogadores que vem de fora do estado. Geralmente, as  oportunidades que esses jogadores tem de atuar nos campos do Maranhão são ofertadas pelo times considerados menores. Coincidentemente, ou não, justamente os times do interior, e que dão oportunidade as esses jogadores, também dominam a lista. 

Porém, os números mostram o quanto o nossos jogadores podem ser subestimados. Nas últimas 10 edições do campeonato maranhense, em apenas duas edições o artilheiro da competição não foi um jogador maranhense. Ulliam, ex-atacante do Sampaio Corrêa, e Naoh são os únicos"intrusos" da lista. 

Os números apenas evidenciam o quanto os nossos atletas tem o seu valor. A lista mostra o quanto é preciso oportunizar a esse jogadores mais espaço no nosso futebol. A história está ai para mostrar que os ídolos dos nossos clubes, em sua maioria, são jogadores da casa. Enfim, o que podemos esperar e desejamos é um futebol maranhense um pouco mais legitimamente maranhense. 

Veja a lista completa dos últimos 10 artilheiros do campeonato maranhense:

2019 – Cris/ Cordino

2018 – Uliam/ Sampaio

2017  - Ulisses/Cordino

2016 - Ulisses/Cordino

2015 – Rubens/ Imperatriz

2014 – Kleo/Moto

2013 – Pedro Gusmão/Bacabal

2012 – Ulisses/Cordino

2011 – Naoh/ Maranhão

2010 – Quirino/Santa Quitéria

2009 – Romarinho/Jv Lideral