terça-feira, 5 de março de 2024

Jogos no Nhozinho Santos escancaram realidade do nosso futebol


O estádio municipal Nhozinho Santos, ao que parece, é o queridinho dos torcedores. Boa parte dos torcedores maranhenses desejam que seu clube mande jogos no Gigante da Vila Passos. Pelo menos essa é a impressão que temos. Porém, na prática a realidade pode ser outra. Apesar do desejo de muitos para que seus respectivos times joguem por lá, nos últimos dias isso trouxe outra realidade. 

Isso porque, nos últimos dias, nossos três grandes clubes do estado jogaram no Municipal. O Moto encarou um clássico com Imperatriz na última quinta-feira. No sábado o MAC jogou contra o Pinheiro e o Sampaio jogou contra o Tuntum, na noite da segunda-feira. Como o torcedor sempre deseja isso, a expectativa seria de um público razoável. Mas, não foi bem isso que aconteceu. Juntando os três jogos, segundo boletim financeiro divulgado, o público não chegou a dois mil torcedores. 

Na contra mão disso tudo temos os números de visualizações dos jogos em transmissões com imagens dessas partidas. Os números são completamente desproporcionais. Juntando os três jogos, as visualizações ultrapassam a casa das 150 mil views. Claro que temos um alcance muito maior na internet. Porém, ainda sim são números muito distantes. Ou seja, por esse números, o campeonato maranhense tem um potencial de uma audiência bem interessante. Porém, o torcedor perdeu de fato a cultura de ir ao estádio torcer pelo seu time. Isso é fato! 

A ausência do torcedor não mais se justifica pelo local onde a partida é realizada, pelo dia, pelo preço do ingresso ou qualquer outra coisa. Essa ausência é justificada pelo simples fato de ter mesmo perdido essa cultura de ir ao estádio. Pois em outro tempos tínhamos bons públicos nos nosso estádios. Nesse quesito não podemos reclamar do jogos no interior do estado. Tem sido bem legal de acompanhar a presença do torcedor nos jogos fora da capital. Destaque para Imperatriz e Chapadinha.

Enfim, esperamos que algo possa melhorar nesse aspecto. Tenho a impressão que muito já se tentou para mudar essa realidade. Porém, cheguei a conclusão que a questão é muito mais profunda do que imaginava.

Abaixo o número de torcedores naS partidas: 

Moto x Imperatriz - 525 torcedores
MAC X PAC - 147 torcedores
Sampaio x Tuntum - 1040 torcedores

Números de visualizações dos jogos:

Moto x Imperatriz - 26 mil views
MAC X PAC - 11 mil views 
Sampaio x Tuntum - 120 mil views