quarta-feira, 17 de junho de 2020

Em 100 edições, apenas três times do interior derrubaram hegemonia dos clubes da capital no estadual




Não é novidade para ninguém que os times da capital exercem uma hegemonia de títulos estaduais em relação aos times do interior. Fazendo um levantamento da competição em suas 100 edições, temos apenas três times do interior que foram capazes de derrubar essa hegemonia dos clubes da capital. Apenas Bacabal (1996), JV Lideral (2009) e Imperatriz (2019-2015-2005) foram capazes de derrubar a hegemonia dos clubes da capital do estado e levaram o título para o interior. 

O destaque fica por conta da cidade de Imperatriz. Os times da segunda maior cidade do estado conquistaram 4 vezes o título estadual. Diferente dos times da cidade da região Tocantina, o Cordino foi o último time a bater na trave. O time de Barra do Corda foi vice-campeão estadual no ano de 2017 após perder a final para o Sampaio Corrêa. 

Em caso de retomada do estadual, nesse ano ainda temos três times do interior com possibilidades de conquistar o campeonato. Pinheiro, Juventude Samas e mais uma vez o Imperatriz são os representantes do interior do estado que devem seguir na disputa pelo título. Lembrando ainda que o Cavalo de Aço é o atual campeão e defende o título estadual. 

Sem dúvida, os times da capital levam uma enorme vantagem em relação aos títulos estaduais. Porém, é preciso ressaltar o crescimento das equipes do interior do estado ocorrido nos últimos anos. O Imperatriz vem se fortalecendo a cada temporada, o Cordino vinha de boas temporadas e agora temos o Juventude Samas e o Pinheiro que estavam fazendo uma grande campanha no estadual. Com esse crescimento, quem ganha é o futebol maranhense que precisa voltar a se fortalecer.